mercredi 26 octobre 2011

"A autenticidade da arte" às 17h no dia 12 de Novembro no Centro Cultural "Syrkus"‏

O projeto « Toi et Moi, Moi et Toi Ensemble !» é um processo de partilha entre a comunidade residente no Luxemburgo e os recém-chegados de países terceiros. Através de um programa de “coaching” pretende-se dar a conhecer o Luxemburgo, os seus valores, tradições, recursos, oportunidades, proporcionando formação linguística e atividades de lazer.

O grupo Qued'ART e a Oficina de Teatro da CCPL, bem como os jovens do Instituto St. Joseph, Fundação Kräizbierg e Trissomia 21 apresentam três espetáculos originais de teatro e expressão corporal no dia 12 de Novembro às 17h no Centro Cultural "Syrkus" (Route de luxembourg, Roodt/syre).
Estes três espetáculos são o culminar de 10 meses de formação e ensaio, com cerca de 30 jovens participantes com idades compreendidas entre os 7 e os 35 anos, de três instituições sociais luxemburguesas Trissomia 21, do Instituto São Joseph e da Fundação Kräizbierg.

O projeto social e artístico  "Imaginário Teatral ao Serviço da Realidade Social" pretendeu promover ao longo de todos estes meses a utilização de diferentes linguagens artísticas como elemento de inclusão social de pessoas em situação de deficiência e outras. Neste projeto os conceitos: inclusão social e ARTE, fundiram-se com o propósito de demonstrar que todos os jovens, independentemente de possuírem ou não algum tipo de deficiência, podem produzir espetáculos de teatro, música ou dança, com elevado valor artístico e apresentá-los em diferentes espaços culturais.

A criação do espetáculo multi-artístico como estreia prevista para dia 12 de Novembro pretendeu inclusive contribuir para uma tomada de consciência do processo de integração de um grupo de jovens, que compartilham ambições e esperanças, à medida que vão descobrindo culturas e vivências diferentes. Deste exemplo apreendemos que a barreira, muitas vezes sinónimo de impedimento e desistência, pode-se transformar num ponto de partida para a criação e evolução!

Nesta iniciativa os jovens tiveram a oportunidade de se envolverem num projeto comum, inseridos num ambiente onde foi e é privilegiada a aceitação de diferenças e a partilha, promovendo desta forma as suas competências pessoais e sociais o que  lhes facilitará a médio e longo prazo, uma melhor integração no mercado de trabalho.


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire