mardi 18 janvier 2011

O Imaginário Teatral ao Serviço da Realidade Social

 “O Imaginário Teatral ao Serviço da Realidade Social pretende ser um projecto piloto educativo e inovador, tanto pelos objectivos que se procuram atingir, como pelas actividades que se desenvolvem e  pelo alcance em termos de beneficiários directos e indirectos. Esta inicitativa que terá a duração de 15 meses, visa em grosso modo, e em colaboração com cinco instituições sociais luxemburguesas, levar a palco jovens em situação de deficiência fisica e/ou mental através de uma peça de teatro criada em conjunto com os jovens adultos da Oficina de Teatro da CCPL.
A principal finalidade deste projecto é a promoção e utilização das diferentes linguagens artísticas como elemento de inclusão social de pessoas em situação de deficiência e outras e desenvolve actividades que se inserem no âmbito artístico e educacional. Neste grupo os conceitos: inclusão social e ARTE, fundem-se com o propósito de demonstrar que todos os jovens, independentemente de possuírem ou não algum tipo de deficiência, podem produzir espectáculos de teatro, música ou dança, com elevado valor artístico e apresentá-los em diferentes espaços culturais. A criação de um espectáculo multi-artístico pretende inclusive contribuir para uma tomada de consciência do processo de integração de um grupo de jovens, que compartilham ambições e esperanças, à medida que vão descobrindo culturas e vivências diferentes. Deste exemplo apreendemos que a barreira, muitas vezes sinónimo de impedimento e desistência, pode-se transformar num ponto de partida para a criação e evolução!
Neste projecto estarão a colaborar em parceria mais cinco instituições locais, o Tricentenário, a Trissomia 21, o Instituto São Joseph, a Fundação Kräizbierg e o Info-Handicap. Na prática serão criados 4 mini-espectáculos cada grupo e no final uma apresentação com todos que será repetida no norte, centro e sul do país.
            Esta inicitativa envolverá 50 jovens que terão oportunidade de se envolverem num projecto comum, inseridos num ambiente onde será privilegiada a aceitação de diferenças e a partilha , promovendo desta forma as suas competências pessoais e sociais que lhes facilitará a médio e longo prazo, uma melhor integração no mercado de trabalho.

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